sábado, 2 de agosto de 2008

Energia solar

http://techzilla.com.br/mit-cria-forma-simples-e-barata-de-acumular-energia-solar/

Observe-se que este processo está utilizando a energia elétrica de células foto-voltaicas para armazenar na forma química (como as pilhas e baterias fazem).



Existem processos mais promissores que utilizando as serpentinas velhas de geladeiras emendadas umas às outros sobre os telhados (expostas ao sol) aquecem água, que pode ser usada como água quente e (sob a pressão do vapor) mover dínamos que produziriam a energia elétrica. Este processo é tão vantajoso que funciona mesmo em dias nublados e faz um aproveitamento total da energia solar. Tendo em vista que nos outros processos parte da energia se converte em calor. Neste processo o esperado é o próprio calor. Até mesmo o aquecimento global é utilizado e convertido em energia.

O que deve ser observado é que os processos de aproveitamento de energia podem ser usados simultaneamente. Assim, um mecanismo é usado para converter calor em água quente para toda a casa e o excedente ser convertido em energia elétrica. Com o processo desta reportagem poderiamos converter tal corrente elétrica em energia química e armazenar na forma de oxigênio e hidrogênio. Ou ligar ao sistema de recarga dos no-breaks e ligar o abastecimento das residências em uma estensa malha de baterias, ou devolver à rede pública como o fazem as atuais células foto-voltaicas.

Nenhum comentário: